Como funciona a Fisioterapia Neurofuncional
A Fisioterapia Neurofuncional é uma especialidade da Fisioterapia focada em pacientes com lesões no sistema nervoso central ou periférico que segue um processo abrangente para abordar distúrbios neurológicos. O processo começa com uma avaliação detalhada do paciente, levando em consideração sua história clínica, sintomas, capacidades motoras e funcionais. Com base na avaliação, são estabelecidos objetivos e metas personalizadas de tratamento.
Dentro da Fisioterapia Neurofuncional, existe um campo de atuação com enfoque somente em Transtornos do Movimento (também chamados de Distúrbios do Movimento), dada a grande especificidade desses quadros. A Dra. Lorena Rosa Almeida é fisioterapeuta especializada em Doença de Parkinson e Transtornos do Movimento, como por exemplo, a Doença de Huntington, Parkinsonismo Atípico (Paralisia Supranuclear Progressiva, Atrofia de Múltiplos Sistemas, Demência por Corpos de Lewy, Síndrome/Degeneração Corticobasal), Transtornos Funcionais do Movimento. O alto nível de especialização confere ao trabalho da profissional uma abordagem mais focada e que realmente auxilia o paciente no enfrentamentos dos desafios de sua condição.
Os Transtornos do Movimento são condições neurológicas que afetam a coordenação, a fluidez e a qualidade dos movimentos do corpo. Eles podem ser causados por uma variedade de fatores, como os genéticos, ou também ter causas desconhecidas, e cursam com disfunções ou lesões nos circuitos cerebrais responsáveis pelo controle motor. Além disso, sintomas não motores também podem estar presentes, variando desde constipação e alterações do sono a alterações de memória. Esses transtornos podem ter um impacto significativo na qualidade de vida do paciente.
Os Transtornos do Movimento são geralmente categorizados em distúrbios hipercinéticos (caracterizados por movimentos involuntários excessivos ou anormais) e distúrbios hipocinéticos (caracterizados por movimentos lentos ou diminuídos). Exemplos de distúrbios hipercinéticos incluem a coreia, a distonia e o tremor essencial, enquanto distúrbios hipocinéticos incluem a Doença de Parkinson e os outros tipos de Parkinsonismo.