A Dra. Lorena Rosa Almeida formou-se em Fisioterapia pela UCSal (2005) e especializou-se em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela USP (2006) e em Gerontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2008).

Também realizou mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche na The University of Sydney, Austrália. Tanto a dissertação do mestrado quanto a tese do doutorado tiveram como tema a identificação de fatores de risco para quedas em pessoas com doença de Parkinson. As quedas continuam sendo o seu principal alvo de investigação, através de colaborações nacionais e internacionais, devido a sua grande ocorrência em pessoas com doença de Parkinson e aos impactos que pode gerar na qualidade de vida. Possui formação nos Métodos LSVT BIG®, PWR!Moves® (intervenções fisioterapêuticas desenvolvidas para pessoas com Parkinson), em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e no Conceito Bobath.

É responsável pelo serviço de fisioterapia do Ambulatório de Transtornos do Movimento e Doença de Parkinson do Hospital Geral Roberto Santos (Salvador/Bahia) desde 2014, onde também atua como preceptora da Residência em Fisioterapia Neurofuncional e Multiprofissional em Neurologia, e é pesquisadora do grupo de pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional cadastrado no CNPq. É responsável pela linha de pesquisa do impacto da doença de Parkinson e outras formas de parkinsonismo na funcionalidade e na qualidade de vida. Tem artigos publicados em importantes revistas da área e ministra aulas sobre doença de Parkinson em congressos e cursos nacionais e internacionais.

A Dra. Lorena Rosa Almeida também é docente permanente do Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Está como coordenadora do Departamento Científico de Transtornos do Movimento da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), da Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica da Faculdade Inspirar Salvador, e do Programa de Atualização em Fisioterapia Neurofuncional do Sistema de Educação Continuada à Distância da Artmed. Também é membro da International Parkinson and Movement Disorder Society (MDS).

A Dra. Lorena Rosa Almeida trabalha em uma abordagem acolhedora, humanizada e dedicada em oferecer o melhor tratamento, com base em evidências científicas e preferências do paciente. Entre em contato e agende a sua consulta!