Parkinsonismo e Qualidade de Vida: Como Lidar com os Desafios

Postado em: 08/12/2023

Estratégias que ajudam a lidar com desafios e promover mais qualidade de vida para pessoas com Parkinsonismo podem estar ligadas à diferentes aspectos. Hoje vamos trazer exemplos de dicas que podem contribuir.

Continue sua leitura e confira! Vamos lá?

Parkinsonismo e Qualidade de Vida: Como Lidar com os Desafios

O que é Parkinsonismo?

O Parkinsonismo refere-se a um conjunto de sintomas neurológicos como tremores, rigidez das articulações, bradicinesia (movimentos lentos) e instabilidade postural. Quando uma pessoa tem bradicinesia acompanhada de pelo menos um desses outros sintomas, considera-se que ela tem Parkinsonismo.

É importante distinguir Parkinsonismo e doença de Parkinson, sabendo que não são a mesma coisa. O primeiro é um termo abrangente que engloba os sintomas mencionados acima e várias condições neurológicas podem cursar com parkinsonismo e manifestar sintomas semelhantes. A doença de Parkinson, por sua vez, é uma das possíveis doenças que causam Parkinsonismo.

Outras condições, como a atrofia de múltiplos sistemas e a paralisia supranuclear progressiva, também são doenças que causam Parkinsonismo. A diferenciação é fundamental para o tratamento apropriado de cada doença, visto que cada tipo de Parkinsonismo tem suas particularidades.

Dicas para pessoas com Parkinsonismo

Para aqueles que têm Parkinsonismo, é importante encontrar estratégias que ajudem a gerenciar os desafios. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar!

Exercícios Físicos

A prática regular de exercícios físicos adaptados às circunstâncias pode ajudar a cuidar de diferentes aspectos, como da mobilidade, flexibilidade e equilíbrio corporal. Atividades de baixo impacto podem ser benéficas para a coordenação. Você pode pedir ao médico ou fisioterapeuta sugestões de atividades para você.

Medicação Adequada

Cumprir a prescrição médica e ajustar a medicação conforme necessário é essencial. Isso pode ajudar a controlar os sintomas, entre outras contribuições.

Alimentação Balanceada

Uma alimentação saudável e balanceada também é importante. Você pode, inclusive, consultar um nutricionista para orientações específicas sobre nutrientes que podem ser benéficos, além de garantir uma ingestão adequada de líquidos.

Rotina Estruturada

Estabelecer uma rotina estruturada pode ajudar a lidar com as flutuações nos níveis de energia e sintomas motores. Isso pode incluir horários regulares de refeições, medicação e atividades, por exemplo.

Suporte Psicológico

Lidar com uma condição de Parkinsonismo pode ser desafiador emocionalmente. O apoio psicológico pode ajudar a encontrar estratégias para lidar com estresse, ansiedade e outras emoções que possam surgir, além de ajudar a se adaptar e trazer acolhimento e compreensão.

Adaptações no Ambiente

Faça ajustes em casa para promover um ambiente seguro e acessível. Isso pode incluir corrimãos, tapetes antiderrapantes e modificações no banheiro para prevenir quedas.

Tecnologia Assistiva

Explore o uso de dispositivos e tecnologias assistivas. Isso inclui aplicativos de lembretes de medicação, bengalas ou andadores prescritos por um fisioterapeuta e utensílios de cozinha ergonômicos, por exemplo.

Participação em Grupos de Apoio

Juntar-se a grupos de apoio locais ou online permite compartilhar experiências, dicas e estratégias eficazes com outras pessoas que passam por desafios semelhantes.

Cuidado com o Sono

Garantir uma boa qualidade de sono é crucial. Estabeleça uma rotina relaxante antes de dormir e crie um ambiente propício ao descanso.

Atividades de Lazer

Incorporar atividades de lazer que tragam prazer e satisfação ajuda a manter um equilíbrio emocional positivo. Isso pode incluir hobbies, leitura, música ou qualquer atividade que traga alegria. Você também pode descobrir novas coisas que você gosta.

Educação Contínua

Mantenha-se informado sobre avanços no tratamento e manejo do Parkinsonismo. A educação contínua capacita os indivíduos a participar ativamente em suas decisões de cuidados de saúde.

Equipe Médica e Suporte

Construir uma equipe médica confiável é muito importante. Consulte regularmente um neurologista especializado em distúrbios do movimento.

Além disso, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos podem abordar questões específicas relacionadas ao movimento, fala e outros aspectos. Busque, de preferência, profissionais que tenham experiência, estudo e capacitação com Parkinsonismos e/ou transtornos do movimento.

Lembrando que é fundamental personalizar essas estratégias conforme as necessidades individuais. Cada pessoa é única e essas e outras estratégias podem sempre ser adaptadas.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma sessão com a fisioterapeuta Lorena Almeida, pesquisadora de transtornos do movimento, entre em contato pelo WhatsApp!